Bem-vindo ao alphamatrix.org

Este projecto tem como principal finalidade juntar e dar a conhecer o que melhor se faz em Portugal nas áreas de software livre, software de código aberto e de software proprietário sem custos monetários para o utilizador, como por exemplo o freeware, careware, postalware, etc... Mas com principal relevância para o Software Livre e software de código aberto.

Atenção: Software Livre, Software de Código Aberto e Software Gratuito não são a mesma coisa.

aLANtejo 2005

Depois do sucesso da edição de 2004, o Núcleo de Estudantes de Engenharia Informática da Universidade de Évora (NEEI), em colaboração com várias empresas do ramo das Tecnologias da Informação e com o apoio de entidades como a Universidade de Évora e Câmara Municipal de Évora, vem por este meio divulgar a organização da aLANtejo 2005, que se espera que supere a edição passada. O evento vai contar com duas partes, uma lúdica e outra de conhecimento dividida por sua vez por 3 dias temáticos.

Na parte lúdica irá decorrer uma Lan-Party onde haver_o torneios dos jogos mais conhecidos da actualidade com muitos e apetecí­veis prémios para os participantes e respectivos vencedores. A ligação (de banda larga) à internet será fornecida pela Portugal Telecom.

Na parte de conhecimento haverão conferências e workshops, com individualidades nacionais e internacionais do ramo das Tecnologias da Informação, entre os quais se destacam:

* a apresentação da mais recente evolução em processadores
* o novo chip da playstation 3,
* o projecto cooltown que é um projecto muito ambicioso e futurista por parte da HP,
* um show de Linux apresentado por Xavier De Blas Foix, onde de uma forma atraente e dinâmica se irá perceber algumas funcionalidades do Linux,
* uma apresentação de cães robots pelo Eng. Paulo Reis,
* o Eng.José C. Cunha, um grande nome português do processamento distribuí­do com a sua conferencia sobre Aplicações Paralelas e Distribuidas para Ambientes de Grid Computing

Na parte dos Workshops destaca-se:

* intrusão em sistemas Unix dado por Paulo Laureano.
* Helio Chissini de Castro sobre a tecnologia Kde.

Além destas duas vertentes, o evento também irá ter uma Feira de Informática e diversas exposições por parte dos patrocinadores do evento.

A aLANtejo 2005 irá ser um marco nos eventos tecnológicos em Portugal nomeadamente nesta Região abaixo do Tejo, possibilitando aos seus participantes conhecimento e diversão, contando com investigadores e projectos nunca antes vistos em Portugal.

Se achas que não são razões suficientes para vir até Évora nos dias 20, 21 e 22 de Outubro, consulta o nosso site - www.alantejo.uevora.pt - e terás mais surpresas.

Categoria: