Bem-vindo ao alphamatrix.org

Este projecto tem como principal finalidade juntar e dar a conhecer o que melhor se faz em Portugal nas áreas de software livre, software de código aberto e de software proprietário sem custos monetários para o utilizador, como por exemplo o freeware, careware, postalware, etc... Mas com principal relevância para o Software Livre e software de código aberto.

Atenção: Software Livre, Software de Código Aberto e Software Gratuito não são a mesma coisa.

Resultados do referendo divulgados através de software livre

"A infra-estrutura informática de suporte ao apuramento dos resultados provisórios do referendo de dia 11 de Fevereiro foi implementada pelo Instituto de Tecnologias de Informação da Justiça (ITIJ) com recurso a software open source.

O ITIJ, entidade responsável pelas tecnologias de informação no Ministério da Justiça, em colaboração com o STAPE – Secretariado Técnico dos Assuntos para o Processo Eleitoral, assegurou a divulgação dos resultados provisórios do referendo do passado dia 11 de Fevereiro, através da utilização de uma plataforma tecnológica baseada em software aberto.

Na solução adoptada, desenvolvida em parceria com a empresa portuguesa Critical Software, foram utilizadas diversas tecnologias abertas, nomeadamente Java, servidor aplicacional Jboss, base de dados PostgreSQL e sistema operativo Linux. Esta solução permitiu encurtar o prazo necessário ao processo de desenvolvimento da solução, bem como reduzir custos relativamente a soluções baseadas em software comercial.

É importante referir que o processo de escrutínio no referendo de 11 de Fevereiro foi um dos mais rápidos de sempre, tendo terminado pelas 21h45, o que também atesta a eficiência alcançada com esta solução.

Todo o processo de planeamento, desenvolvimento, testes e operação foi acompanhado e auditado por uma equipa da Universidade do Minho, a qual contribuiu positivamente para a qualidade e segurança da solução. A colaboração da Universidade do Minho insere-se numa política do Ministério da Justiça de estreita colaboração com instituições de ensino público, aproveitando o saber técnico destas instituições e estimulando a sua utilização em projectos inovadores na administração pública."

 Fonte:Portal da Justiça 

Detalhes: Celso Pinto,VD

Categoria: