Bem-vindo ao alphamatrix.org

Este projecto tem como principal finalidade juntar e dar a conhecer o que melhor se faz em Portugal nas áreas de software livre, software de código aberto e de software proprietário sem custos monetários para o utilizador, como por exemplo o freeware, careware, postalware, etc... Mas com principal relevância para o Software Livre e software de código aberto.

Atenção: Software Livre, Software de Código Aberto e Software Gratuito não são a mesma coisa.

Globs

"O Globs é uma aplicação web desenvolvida sobre o Framework Drupal, e pretende ser um gestor de terminologia/glossários cooperativo.

Na área da tradução, uma terminologia ou glossário é visto como um conjunto de registos relativos a determinado conceito. Para cada um destes conceitos existem instâncias para cada língua (vulgo identificador do conceito). Além desta informação, são associadas propriedades ao conceito e/ou a cada uma das instâncias.

Como exemplo ilustrativo, o conceito gato (animal doméstico peludo) pode ser representado por vários identificadores, como gato ou bichano para a língua portuguesa, cat para a língua inglesa, etc. Para cada uma destas línguas podem-se associar propriedades. Por exemplo, o género e o número da palavra, mas também o estilo (formal ou coloquial), exemplos de uso, etc.

O Globs pretende implementar um sistema para a gestão deste género de terminologias, em que a estrutura (também conhecida por micro-estrutura) pode ser definida de forma independente para cada terminologia de acordo com os objectivos para os quais está a ser desenvolvida.

Actualmente o Globs inclui as seguintes funcionalidades básicas:

  • gestão de utilizadores;
  • gestão de permissões sobre glossários;
  • criação básica de glossários orientados ao conceito;
  • adição de línguas e propriedades a cada conceito do glossário;
  • comunicação inter-colaboradores de um glossário;

O Globs pode ser usado em http://eremita.di.uminho.pt/terminologia/"

rating: 
0
Ainda sem votos
Partilhar: 
Ambiente: 
Idioma: 
Sistema Operativo: