Bem-vindo ao alphamatrix.org

Este projecto tem como principal finalidade juntar e dar a conhecer o que melhor se faz em Portugal nas áreas de software livre, software de código aberto e de software proprietário sem custos monetários para o utilizador, como por exemplo o freeware, careware, postalware, etc... Mas com principal relevância para o Software Livre e software de código aberto.

Atenção: Software Livre, Software de Código Aberto e Software Gratuito não são a mesma coisa.

PDF Explorer

PDF Explorer is a PDF file management software.

"It allows you to easily index all your pdf documents to a database file using the metadata fields: Filename, File size, File date, Title, Subject, Author, Creator, Producer, Creation Date, Modification Date and Number of Pages.!"

rating: 
0
Ainda sem votos
Partilhar: 
Estado de Desenvolvimento: 
Idioma: 
Público Alvo: 
Sistema Operativo: 

Comentários

Este programa é excelente, descobri-o a cerca de 2 anos e usava muito.
Mas recentemente precisei de formatar o meu disco e não encontrei a minha copia antiga por isso fui ao site e verifiquei que para além de uma imagem nova existia umas alterações na licença do programas, ora vejamos :

"Also, as freeware version user you are obligated to always use the last beta because beta versions only work for 30 days. This way you have to deal with potential bugs introduced in newer, untested versions. While registered user you can always use the version they want, the last stable version or the newest beta."

É impressão minha ou isto é um shareware?
E só disponibiliza versões betas? Tudo muito suspeito e pouco claro.
Quando conheci esta ferramenta ela era totalmente gratuita. O autor é livre de fazer o que quiser com o seu programa mas deveria ser mais claro.
O programa é excelente, não há duvidas. E aquela opção de extrair imagens dá ca um jeito.
Mas esta confusão de licenças deixa-me com a pulga atrás da orelha. Pelo sim pelo não eu não instalei esta nova versão.

Como autor deste software, e este é mesmo nacional, vou aqui tentar elucidar algumas dúvidas que o comentário do Luís possa ter deixado no ar.

>É impressão minha ou isto é um shareware?
Só impressão tua. Com uma versão shareware ficas sem a possibilidade de continuar a utilizar esse software após termino do tempo de análise. No caso de PDF Explorer basta que faças o download de nova versão, que estará, garantidamente, online para download, após 30 dias, mais dia menos dia, da release anterior, e tens o problema resolvido.
Porque é que a distribuição é feita nestes moldes? Como os utilizadores da versão freeware estão a utiliza-la sem que para isso tenham de pagar, acho-me no direito de exigir alguma coisa deles. E o que exijo? Nada mais do que: Os bug reports, comentários e ideias estejam sempre sincronizados com a versão em que estou a trabalhar. Não quero utilizadores acomodados com uma versão antiga, e que não me dão nenhum feedback.

>E só disponibiliza versões betas?
Como em todas as versões eu introduzo novas funcionalidades, e como não tenho nenhum grupo de beta testers, para mim são sempre betas, nada mais simples do que isso.

>Mas esta confusão de licenças deixa-me com a pulga atrás da orelha.
O que é que podia acontecer? Não me digas que estás com medo que te obrigue a adquirir o produto :)

>Pelo sim pelo não eu não instalei esta nova versão.
Se te é útil, fazes mal ;) Anda, deixa-te de "m**das" e começa a utilizar a nova versão e por favor enviem-me algum feedback, em Português, que já estou farto de escrever para todos menos para Portugueses :(

"Como os utilizadores da versão freeware estão a utiliza-la sem que para isso tenham de pagar, acho-me no direito de exigir alguma coisa deles"
Se estás a chamar ao teu programa freeware então só podes exigir que não seja modificado e não seja redistribuído através de venda. Se exigires mais alguma coisa estarás a destroncar o conceito de freeware .
Então se eu quiser usar o programa gratuitamente durante uma ano preciso de desinstala-lo (talvez não seja necessário) e reinstala-lo 12 vezes? É esse o teu conceito de freeware? Para mim isso é uma grande restrição. Este programa não é freeware nem aqui nem na China. Podes chama-lo testware, betaware ou até mesmo $0 shareware (esta designação existe) mas freeware não.
Que tu queiras vender o teu produto, parece–me inteiramente justo. Más não através de uma estratégia que passa por adulterar o conceito de freeware (basta ver as definição na Internet).
É a minha opinião e dela não abdico.
Queres beta tester? Aqui estou eu. Queres mais alguns? Pede no teu site (pedes tradutores e designers no teu site, é só acrescentar isso).Não tens grupo de beta testers mas isso arranja-se.
Não podes é confundir beta tester com utilizador de freeware.
Medo? Claro que não receio que me obrigues a comprar o programa. Não ando nisso a dois dias e sei que só compro um programa se quiser. Eu refiro-me aos menos experientes , os que não sabem distinguir o trigo do joio e que naturalmente não estão para instalar o programa mensalmente (lembra-te que muitas pessoas necessitam de ajuda para fazer uma simples instalação). Eu instalei o teu programa em vários computadores quando eu descobri-o.
E já agora deixa-te de tretas (prefiro esta palavra) e disponibiliza o site em língua portuguesa e assim talvez tenhas mais portugueses a falar contigo.
O meu problema não é contigo nem com o teu trabalho (que alias admiro) más sim com os termos usados.
Até lá vou usar as ferramentas xpdf (funcionam em linha de comando e é material open source) para fazer algumas das tarefas que antes eram feitas com o teu programa nomeadamente extracção de imagens.
E já agora eu sou o administrador do site http://programaslivres.net . Talvez assim percebas melhor a minha insistência. Más atenção não quero que o teu programa seja livre. Isso certamente seria pedir demais, ou não? ;).
Fica bem

"Então se eu quiser usar o programa gratuitamente durante uma ano preciso de desinstala-lo (talvez não seja necessário)"
Não é necessário

"e reinstala-lo 12 vezes? É esse o teu conceito de freeware? Para mim isso é uma grande restrição. Este programa não é freeware nem aqui nem na China. Podes chama-lo testware, betaware ou até mesmo $0 shareware (esta designação existe) mas freeware não."

O que é certo é que apesar de haver muitas denominações ainda não encontrei nenhuma que se aplique directamente. Admito que Freeware não será a melhor escolha, atendendo à sua definição mas serve o propósito. Pode ser usado sem limitações funcionais por 30 dias após os quais surge a limitação de não poder indexar mais ficheiros na base de dados. O utilizador só é obrigado a actualizar se quiser adicionar mais documentos. Atendendo a isto seria Shareware mas com o Shareware, após esse período, acabou, tens de comprar. Não tens a hipótese de instalar uma nova versão e ficar com o programa outra vez a 100%.
Quanto a ter de instalar doze vezes não vejo que seja nenhum problemas já que com isso obtêm uma versão mais avançada, com menos bug’s e mais ferramentas. Muito melhor do que com o Windows Update, que normalmente só melhora as funcionalidades já existentes.

O que interessa é que sejam utilizadores que pensem da maneira expressa no titulo deste comentário.

"Eu refiro-me aos menos experientes , os que não sabem distinguir o trigo do joio"

Joio? onde? Se calhar será melhor transformar o programa em Shareware. Talvez assim haja mais utilizadores a satisfeitos. Não me parece que a grade maioria de actuais utilizadores, que conhecem e aceitam perfeitamente os moldes de distribuição, estejam de acordo com essa opção.

"e que naturalmente não estão para instalar o programa mensalmente (lembra-te que muitas pessoas necessitam de ajuda para fazer uma simples instalação)."
Com um instalador que faz tudo? Não me parece...

"E já agora deixa-te de tretas (prefiro esta palavra)"
Desde já as minhas desculpas pela grosseria, mas muitas vezes não lembram as expressões mais delicadas.

" e disponibiliza o site em língua portuguesa e assim talvez tenhas mais portugueses a falar contigo."
Não tenho tempo para o site em Inglês quanto mais em Português. Vou é talvez utilizar um novo software para o Fórum e aí disponibilizar um secção em Português. Mas pela experiência, admito pequena , que tenho com o contacto com o publico português e sites em Português me parece que a secção deverá ficar às moscas, tal como estão a grande maioria dos sites na língua de Camões, que não tratam de música, futebol ou pirataria de qualquer coisa. É uma questão cultural.

"Até lá vou usar as ferramentas xpdf (funcionam em linha de comando e é material open source) para fazer algumas das tarefas que antes eram feitas com o teu programa nomeadamente extracção de imagens."
Fazes mal. Tenho a certeza de que não estás no grupo dos que sentem dificuldades a fazer a instalação do PDFE :-)

Dei o vista de olhos no teu site e desde já aqui ficam os meus parabéns pelo design e funcionalidade. Agora faltam os conteúdos, que são sempre o mais importante, que acabam sempre por levar/não levar tráfego até ao site.

Sorte para o teu projecto "ProgramasLivres" e quando quiseres diz alguma coisa ;-)

(Bolas que é difícil escrever numa janela tão pequena e com uma letra minúscula. Será para se utilizar um editor de texto e depois colar aqui :-\ )