Bem-vindo ao alphamatrix.org

Este projecto tem como principal finalidade juntar e dar a conhecer o que melhor se faz em Portugal nas áreas de software livre, software de código aberto e de software proprietário sem custos monetários para o utilizador, como por exemplo o freeware, careware, postalware, etc... Mas com principal relevância para o Software Livre e software de código aberto.

Atenção: Software Livre, Software de Código Aberto e Software Gratuito não são a mesma coisa.

Ensino

Software Livre na Escola

Um iniciativa do CRIE, SUN e ANSOL, que "contém software utilizado por milhões de pessoas em todo o mundo... O software incluído permite processar textos, desenhar, comunicar, criar páginas Web e muito mais. Em paralelo com este CD de Software Livre para o sistema operativo Windows, o Ministério da Educação também está a distribuir uma versão de Linux produzida pela Universidade de Évora, o ALINEX."

 Fonte: VD

Movimento OpenSource ESTG Leiria

Movimento OpenSource ESTG Leiria

Objectivos:

- Promover, incentivar e dar apoio ao uso de GNU/Linux e outros Sistemas Operativos livres na ESTG-Leiria.
- Promover, incentivar e dar apoio ao uso e desenvolvimento de freesoftware na ESTG-Leiria.
- Dar apoio a qualquer actividade relacionada com freesofware na ESTG-Leiria.
- Realização de actividades periódicas relacionadas com Linux (Workshops de apoio às disciplinas, LIPes, etc…)
- Estabelecer uma comunidade online bem como um espaço fí­sico onde possamos dar seguimento aos objectivos.

Grupo de Estudos Linux

"O GEL é o Grupo de Estudos de Linux da Escola Superior de Tecnologia de Viseu. O seu objectivo principal é divulgar as capacidades do Linux e constituir um ponto de encontro onde a comunidade Linux possa trocar ideias e opiniões, para além de ficar a par das últimas novidades relacionadas com este Sistema Operativo."

Grupo de Investigação Linux da Universidade do Minho

"O Grupo de Investigação Linux (GIL) é um grupo de utilizadores e de estudo do sistema operativo Linux criado em 1997 por iniciativa do Grupo de Sistemas Distribuidos do Departamento de Informática da Universidade do Minho. Constitui-se como uma estrutura de carácter informal que reúne docentes, alunos e ex-alunos. Em comum os seus membros partilham o interesse pelo desenvolvimento e promoção do software de código aberto e do Linux em particular."(GIL)

Subscreva RSS - Ensino